Permissão Internacional para dirigir

Fala pessoal tudo bem? Hoje eu quero compartilhar com vocês uma experiência incrível que eu tive com a IDA – International Drivers Association.

Sempre que a gente viaja para fora do país bate aquela dúvida sobre Carteira de Habilitação. Podemos usar a CNH Brasileira em qualquer lugar do mundo para dirigir? A resposta é: Não! Mas calma, a gente vai ter dar a solução mais rápida, prática e indolor pra você poder viajar tranquilo e sem dores de cabeça.

O que é PID ou IDP

Existe uma convenção que engloba 185 países que padronizaram a Habilitação para Dirigir. O significado de PID é Permissão Internacional para Dirigir ou em inglês IDP que é International Driver’s Permit. É um documento de viagem regulamentado pelas Nações Unidas o qual certifica que você é titular de uma carteira de motorista válida no seu país de origem. Para obter a permissão, o condutor deverá possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida. O prazo de validade da PID, a categoria da habilitação e as restrições médicas são exatamente os mesmos referentes a CNH e na hipótese de ocorrer qualquer alteração no cadastro do condutor a mesma deverá ser incluída no respectivo documento internacional de habilitação. 

Orlando, Flórida

Como dirigir nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos da América a CNH brasileira é permitida sim. Obviamente que ela precisa estar válida, se não você não consegue alugar nenhum carro em locadoras de veículos. O famoso “Jeitinho Brasileiro” não cola por lá. Porém, algumas locadoras estão começando a exigir a PID (Permissão Internacional para Dirigir) ou IDP (International Driver’s Permit). Você até pode dirigir por até 180 dias com a sua CNH brasileira mas, caso a polícia te aborde, ela pode querer encrencar, argumentar que a sua habilitação não é válida…enfim. Até você explicar é mais fácil você já viajar precavido com a IDP, pois aí as autoridades não tem nada o que argumentar. Lembre-se, se você for ter mais de um motorista durante a viagem, os dois devem possuir suas IDP’s e informe a locadora de veículo e, provavelmente, eles cobrarão uma pequena taxa pelo “extra driver”.

Monte Uluru, Outback australiano

Como dirigir na Austrália

Na Austrália é um pouco diferente. Além do óbvio que é você estar com a sua CNH válida e respeitar as leis de trânsito (que são diferentes em alguns aspectos) a sua CNH brasileira não é válida por si só. Você precisa andar com uma cópia juramentada e traduzida da sua CNH. A gente encontrou aqui na Austrália uma senhora portuguesa que realiza esse tipo de serviço. É super rápido e custou em torno de 40 Dólares Australianos (que é praticamente o mesmo preço de fazer a PID na IDA – International Driver’s Association). Se você pretende ficar 3 meses na Austrália você pode andar com a sua CNH junto com a tradução. Se for alugar um carro como nós fizemos eles pedem as duas coisas. Agora, se você for ficar mais do que 3 meses é melhor você tirar a carteira de habilitação Australiana ou de fato ter a sua PID. Mas cada estado pode ter alguma restrição ou legislação diferente, então para evitar qualquer transtorno, tenha a Carteira Internacional. Um detalhe que é muito importante é que na Austrália é mão inglesa. Você sabe o que é isso? Basicamente, o volante está do lado direito do carro e o fluxo do trânsito muda para nós brasileiros. Você deve se manter sempre A ESQUERDA. É extremamente comum encontrarmos placas dizendo KEEP LEFT. Com isso, quando você estiver numa Motorway e Estradas (tipo as BRs) a faixa rápida é a da direita! Isso mesmo, a faixa da ESQUERDA é para quem vai devagar ou no limite da velocidade. Aqui na Austrália você deve se manter sempre à esquerda nas estradas e só utilizar a faixa da Direita (a faixa rápida) para ultrapassagens. No começo dá uma bugada master na sua cabeça, mas você se acostuma. Uma coisa engraçada é que como o volante está do outro lado é muito comum você motorista tentar sentar do lado esquerdo e o passageiro do lado direito do carro. Vocês vão fazer isso com frequência, não se preocupem, apenas se divirtam com isso. As alavancas do painel para dar SETA ou acionar o limpador de parabrisas também mudam de posição. Vai ser normal você querer mudar de faixa e acabar ligando o limpador ou vice-versa. Isso varia até de modelo de carro. É confuso mesmo, mas todos sobrevivem.

Lake Tekapo e o Mount Cook

Como dirigir na Nova Zelândia

Nossa experiência de dirigir na Nova Zelândia foi intensa. Afinal de contas, ficamos quase 20 dias rodando de Campervan para cima e para baixo, mais de 4.000 KM rodados! A gente conta essa experiência toda no nosso canal do Youtube.

Assim como na Austrália a Nova Zelândia também é Mão Inglesa. Então todos os perrengues que eu falei acima também são válidos. Na Nova Zelândia a gente conseguiu alugar a Campervan usando a CNH brasileira com a tradução anexada. Fizemos duas locações e deu super certo.

No site oficial da NZ tem a seguinte informação: “É possível dirigir legalmente na Nova Zelândia por até 12 meses se você tiver uma carteira de habilitação atualizada de seu país natal junto com a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Após 12 meses, será obrigatório mudar para uma habilitação da Nova Zelândia. Isso se aplica a cada visita à Nova Zelândia.

Na Nova Zelândia, todos os motoristas, inclusive visitantes de outros países, devem portar sua habilitação ou permissão sempre que estiverem dirigindo. Você poderá dirigir apenas os mesmos tipos de veículos para os quais está habilitado em seu país de origem. A idade legal para alugar um carro no país é de 21 anos.

Verifique se sua carteira de habilitação está atualizada. Se sua habilitação não estiver totalmente em inglês, você deverá portar uma tradução para o inglês ou obter a PID. Entre em contato com seu departamento de trânsito local para mais informações.” , ou seja, ter a PID facilita demais a vida aqui também.

O caos de Bangkok

Como dirigir na Tailândia 

A Tailândia será um dos nossos destinos então vamos entender como as coisas funcionam por lá. Quando você for para a Tailândia para apenas passar férias, não dirija! Lá a nossa CNH e, nem mesmo, a PDI são aceitas. Algumas locadoras até podem te alugar o carro com a CNH brasileira porém se algo acontecer com o carro como uma colisão por exemplo, você não estará coberto pelo seguro. Ou se, simplesmente, a polícia decidir pará-lo, você pode até ser processado. Para estar dentro do conformes na Tailândia você precisa ter a Habilitação tailandesa. Para tirar a carteira Tailandesa é necessário ser residente e apresentar uma lista de documentos. Conclusão, não vá para dirigir! Vá somente para curtir a praia, os resorts e os passeios que já incluem o transporte. E, vamos lá, taxi por lá é uma pechincha, se você souber negociar (mas isso é assunto para outro post).

Puro luxo em Dubai

Como dirigir em Dubai

Os Emirados Árabes Unidos é um destino muito popular entre os brasileiros e turistas do mundo todo. Se você planeja visitar Dubai leia as dicas abaixo. 

A CNH brasileira não é aceita em Dubai! Todos que forem para Dubai e pretendem alugar um carro devem possuir a Carteira Internacional, a PDI. Já os residentes precisam tirar a habilitação nacional dos Emirados. Lá não tem conversa. Quer alugar carro, quer dirigir, então tenha a PDI. Você deve respeitar as leis de trânsito, lá eles são extremamente rigorosos e a fiscalização é frequente! Não se deve, em hipótese alguma, dirigir com qualquer quantidade de álcool no sangue – assim como no Brasil, com a diferença é que lá as penas são severas e eu acho que você não vai querer contar com as sorte, não é mesmo? Além dos policiais existem muitos radares fotográficos que monitoram o uso de celular e velocidade. Uma curiosidade extremamente importante, não é permitido transportar bebidas alcoólicas em seu carro! Você precisa de uma permissão para fazer isso. Então, meus amigos, nada de álcool! 

Tower Bridge, em Londres

Como dirigir na Inglaterra

A Inglaterra será um de nossos destinos. Já temos a familiaridade com a famosa Mão Inglesa, aliás é de lá que vem o nome da Mão, não é mesmo? Lá você pode dirigir com a habilitação brasileira acompanhada da tradução da sua CNH. A idade mínima para alugar um carro na terra da Rainha é de 25 anos. Não é necessário tirar uma carteira internacional, a IDP, mas é recomendado. É aquela história, se você vai fazer uma tradução da sua habilitação, então já faça a PDI, o preço é o mesmo e você não tem mais que se preocupar com isso. A PDI é aceita em 185 países no mundo todo.

Quem é a IDA – International Driver’s Association?

A IDA é a responsável pela emissão de habilitações para dirigir internacionalmente para mais de 165 países diariamente. Todo o processo é feito online através do site da IDA. O processo é extremamente rápido. Eu acessei o site que está traduzido para diversas línguas, inclusive o português. Li tudo no site, desde as recomendações de usuários que já haviam comprado e recebido, li as Dúvidas Frequentes, enviei mensagem pelo CHAT e e-mail. Sempre me responderam prontamente mesmo eu estando na Austrália e tendo um fuso-horário completamente diferente. A IDA fica em Nova Iorque com endereço em Wall Street. Eu fiz todo o processo pelo site. Enviei cópia da minha habilitação, tirei a foto selfie (deveria ter tirado uma mais bonita) e fiz o pagamento com cartão de crédito. Tudo totalmente seguro e online. No momento de fazer o pagamento eu poderia ter escolhido a entrega expressa do documento Digital. Sim, eles enviam o documento físico e o documento digital. O serviço express te entrega o documento em até 30 minutos no seu email. Se você não pagar, recebe em até 2 horas. O expresso é indicado para quem está, por exemplo, na locadora de carros que não aceita somente a habilitação nacional do Brasil. Eu confesso que fiquei preocupado pois como estou na Austrália achei que não ia dar tempo de receber a física no endereço que eu havia colocado. Mas eles cumpriram com o prazo e em 15 dias a minha IDL (International Driver’s License) chegou! Eles enviaram dos EUA para a Austrália! A IDA envia para mais de 165 países! A minha cópia digital chegou nas 2 horas por email! O que já me possibilitaria alugar um carro ou até apresentar para alguma autoridade em caso de necessidade.

Onde eu consigo fazer o pedido da minha Carteira Internacional?

Se você não quer passar por perrengues ao dirigir em suas viagens, então solicite a sua PDI no site da IDA – International Drive’rs Association.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s